Artigos Científicos (11)

Os episódios relativos à Guerra do Paraguai continuam a merecer uma maior atenção dos historiadores.  O tema se vincula, por exemplo, a outros aspectos da vida brasileira como o surgimento das favelas.  Ora, o nome foi dado ao morro do português Antônio Favela, no Rio de Janeiro, quando do retorno dos soldados da Guerra do Paraguai. A vasta maioria deles era composta de negros, muitos ainda escravos, que tinham sido permutados pelas famílias brancas em lugar de seus filhos, que tinham sido apanhados para o recrutamento da guerra. O governo prometia a esses pretos a liberdade e um pedaço de terra. Mas quando terminou o conflito, o Brasil estava tão quebrado financeiramente,  que o custo de manda-los de volta para o Nordeste, notadamente a Bahia e estados longínquos era tal, que o governo adquiriu, noutras palavras, confiscou o morro do português Antônio Favela, e os colocou lá.

          O acervo do Centro de Pesquisas Históricas e Geográficas, instalado na Fundação Universidade Vale do Acaraú, em Sobral, dispõe de importante documentação necessária aos estudos que podem determinar as causas do que se convencionou chamar de decadência da pecuária na região e, em consequência, o seu atrofiamento econômico. A documentação facilita o estabelecimento de diretrizes para a instalação de um complexo econômico em função da pecuária e de seus derivados, e apresentar, ao final, sugestões de modelos de viabilidade para o desenvolvimento da área.

Resumo

A multiplicidade das obras literárias e científicas e o excesso de informações da Cultura de Massa levam o Historiador à necessidade de apurar a crítica como auxiliar na evolução de um processo fidedigno de avaliação. Processo destinado a mensurar não só a sua produção e a que lhe chega às mãos, mas a crítica imprescindível à preservação da dignidade de sua tarefa. Como leitor ou como estudioso, faz parte de seu mister a análise do seu tempo e do seu momento, como forma de inserir-se adequadamente ao momento histórico vivido, utilizando o ato crítico que convoca o mesmo uso dos processos mentais do ato de criação. A Cultura de Massa, nossa contemporânea trás certa complexidade e certa perplexidade, mas, não nos esqueçamos, a busca da verdade histórica parte do resgate da evidência como ponto básico e referencial.

Pietro Paolo Pasolini (1922 -1975) Lui solo contro tutti

 

This work is na attempt to interpret the Pasolinean’s language. Whithin the neorealist universe. Pasolini was a poet, narrator, director, literature critic and a protogonist of the cultural scene and critics of Italy, as well as a main character of the economic  development some say he was a very complex personality.

The object of this article is reproduce him with the big neutrality, with no mora lism and ambiguity condemnations, on the contrary with a huge enthusiasm.

The main objective of this very article is the sole description of him with no judgement and admiration.

Na evolução da formação histórica, econômica e social da América Latina podemos observar nos seus primórdios ter havido sempre uma adequação à estrutura dos países europeus, ditos colonizadoras. Noutras palavras, o desenvolvimento da América Latina desde o descobrimento tem gravitado em função dos centos exteriores, tendo a Europa como ponto de partida até a influência dos Estados Unidos da América nos dias atuais.

Segunda, 09 Março 2015 05:02

Provas Ilícitas

INTRODUÇÃO

 

            Os sempiternos litígios entre os homens sempre buscaram solucionar por mediação, valendo-se como suporte das pretensões, da apresentação de provas. A produção delas veio, paulatinamente, sendo alterada no caminhar dos séculos, influenciada por momentos políticos, costumes e cultura de cada povo. Tais circunstâncias alteraram conceitos e até a jurisdição e validade delas.

Resumo:

Conhecer a vida da cidadã francesa Bernadine Eugénie Désirée Clary, filha de um comerciante de sedas de Marselha, é uma forma agradável de entender os meandros da Revolução Francesa, do período napoleônico e da instalação da dinastia mais jovem da Europa, a dos Bernadotte na Suécia.

Inaugurada por ela e por seu marido, o general de Napoleão, Charles Jean-Baptiste Bernadotte  é a dinastia reinante até os nossos dias.

Palavras – Chave: História, Revolução Francesa, Período Napoleônico e dinastia sueca.

No mundo do conhecimento, a história sempre manteve um lugar ao sol com identidade própria, embora modernamente as condições locais tenham moldado o seu desenvolvimento acadêmico enquanto disciplina, bem como o prestigio desfrutado pelo historiador. Isto vem acontecendo por uma série de variáveis a partir do reconhecimento de que o interesse pelo passado brotou de outros múltiplos interesses como arte e literatura, religião política e direito e filosofia.

Domingo, 11 Janeiro 2015 17:07

Invasão dos Poderes

O desrespeito a um dos principais paradigmas do estatuto jurídico da República, a independência e a harmonia dos poderes, revela a incipiência de nossa democracia.

A preocupação com causa e efeito e a historia determinista das doenças não se constituem uma novidade. A comprovação no campo de medicina dando a prova com base no experimental dá-se, a partir da segunda metade do século XIX, com as investigações e postulados teórico-metodológicos na área da microbiologia. O apego à forma, a dogmática apreensão da prova, transferiu-se ao terreno das relações sociais e ao trabalho. A Revolução Industrial argüiu como necessária a sua aplicação aos adoecidos e acidentados no trabalho. Causa e efeito comprovado no processo de produção passou a ser exigência. São os primeiros da medicina industrial.[1]